Registrar cliente no SCPC

Registrar cliente no SCPC

Nos últimos anos muitas pessoas estão entrando para a fila de “maus pagadores” fazendo com que o índice de inadimplência aumente, e como o comerciante consegue proteger seu estabelecimento para ficar seguro deste problema?

Nos artigos anteriores te explicamos quais as principais facilidades e a importância de ter um sistema de SCPC em sua loja.

Porém, neste texto explicaremos sobre o funcionamento do descumprimento da dívida por parte do cliente. E quais os passos a serem tomados para o registro de um cliente junto ao sistema do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

1 – A loja não recebendo o pagamento do cliente, envia através do Zada os dados do mesmo para inclusão no registro;

2 – O devedor recebe uma carta do SCPC informando o registro de sua dívida e o prazo para contatar a loja;

3 – A dívida é negociada entre consumidor e empresa credora;

4 – Após o pagamento, a empresa através do Zada solicita a liberação do nome do cliente do registro do SCPC.

Atenção pois o registro de um cliente ao SCPC é algo muito sério e a negativação do cliente ao sistema, deve ser uma das últimas alternativas a ser tomada pelo comerciante. O estabelecimento deve ter esgotado as tentativas amigáveis de acordo da dívida, caso isso não aconteça no prazo legal da lei, o comerciante pode fazer o registro ao sistema.

Sobre o Autor

Jeferson Ruppenthal administrativo